quimica
Extração do betacaroteno presente na cenoura: avaliação qualitativa utilizando CCD.
Objetivo:
Extrair e avaliar qualitativamente o betacaroteno apartir da técnica de cromatografia em camada delgada (CCD) .
Introdução:
A cromatografia em coluna foi primeiramente empregada em 1906 pelo botânico russo TSWETT para isolar pigmentos de plantas. Outra configuração, a de forma aberta denominada cromatografia em camada delgada, Thin-Layer Chromatography (CCD), foi introduzida no início da década de 50 por KIRCHNER e posteriormente popularizada por STAHL, (Snyder et al., 1979).
Citam Cass et al. (2001), que o primeiro tratamento matemático da teoria da cromatografia foi desenvolvido em 1952 por Martin e Synge, rendendo a estes pesquisadores o prêmio Nobel.
Três tipos de fluídos com amplas diferenças de propriedades físico-químicas; líquidos e gases, de baixa e alta densidade (incluídos aqui os gases no estado supercrítico) podem ser empregados como fase móvel (Guiochon, 1993). São quatro os mecanismos de separação ou processos responsáveis pela retenção do soluto pela fase estacionária. Estes em consequência conduzem a quatro métodos básicos, além do líquido-sólido têm-se: líquido-líquido (partição), a troca iônica e a exclusão por tamanho.
Com a extração de compostos orgânicos pode-se realizar uma cromatografia, que é um método físico-químico de separação que se fundamenta na migração diferencial dos componentes de uma mistura devido a diferentes interações entre duas fases imiscíveis: fase móvel (gás, líquido ou um fluido supercrítico) e uma fase estacionária (fixa, em uma coluna ou superfície sólida). Os vários tipos de combinações entre fases móveis e estacionárias torna a cromatografia uma técnica extremamente versátil e de grande aplicação. A cromatografia pode ser utilizada para a identificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para a purificação de compostos, separando-se as substâncias indesejáveis e para a separação