CRM - relacionamento com os clientes
30 de novembro de 2010 por Samuel Gonsales
Para se manter na vanguarda do mercado, é preciso conhecer o cliente, entender suas expectativas e encantá-lo entregando valor a cada transação. Conheça melhor os principais itens para manter o bom relacionamento e aprimorar contato, além de expectativas do consumidor através do Customer Relationship Management (CRM).
01. Cenário
Em um cenário tão competitivo como o atual, nunca foi tão importante manter aproximação ao cliente como ocorre nos nossos dias.
Mas manter proximidade com o cliente implica em bem mais do que saber quanto ou o que o cliente compra de sua empresa, implica em saber questões como quem são nossos aliados no cliente, quem são as pessoas que realmente decidem na hora de fechar um negócio, qual a real necessidade que nosso cliente tem do nosso produto ou serviço.
Ainda podemos saber como gerar novos negócios com o cliente em atenção a demandas reprimidas, ter cadastros completos das pessoas com as quais lidamos, os seus respectivos e-mails, ramais, telefones diretos, telefones celulares, ou seja, manter pontos de contato com os clientes para poder atendê-los além do que esperam.
Esse cenário se aplica a todo tipo de empresa, desde uma indústria que tem pouquíssimos clientes que compram em grandes quantidades, até empresas de varejo que têm inúmeros clientes que, de forma pulverizada, geram a expressão de faturamento do nosso negócio.
Podem ser clientes que compram apenas um produto de uma imensa linha, até os clientes que compram todo o catálogo e ainda os serviços que são oferecidos. O ponto aqui é “conhecemos nossos clientes empiricamente ou conhecemos nossos clientes através de dados sólidos sobre os mesmos?”
Um bom exemplo dessa situação é um empreendedor que disse estar muito satisfeito com um de seus clientes, porque o mesmo demonstrava muita empatia a tudo que era fornecido a ele.
Quando questionado se esse seu