Critico social
Papel da escola
Sua principal tarefa centra-se na difusão dos conteúdos que não são abstratos e sim concretos. É uma ferramenta de apropriaçao do saber e transformador da sociedade que garante a todos do saber produzido a condiçao para reduzir as desigualdades sociais e torná-la democrática. Dentro deste contexto prepara os alunos a uma conscientizaçao critica das contradiçoes existentes na sociedade da qual fazem partes. A escola serve aos interesses da sociedade garantindo um ensino com qualidade a população e possa repercutir na vida dos alunos e orientá-los para uma participação ativa na sociedade. O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado onde o professor é autoridade competente que direciona o processo ensino-aprendizagem.
Conteúdos de ensino
Busca o conhecimento para formar objetivos culturais universais nas habilidades técnicas, manuais ou intelectuais incorporados pela humanidade. O desenvolvimento dos conteúdos não determina entre a cultura de classe alta (erudita), mais uma relação de continuidade para que passe de uma experiência imediata e desorganizada ao conhecimento para ser desenvolvido. É precisa, mais de uma forma que possa ser elevada pelo próprio aluno, com a intervenção do professor.
A postura da pedagogia “dos conteúdos”
A postura da pedagogia dos conteúdos está dentro do trabalho pedagógico, é necessário a todo educador uma busca constante de maneiras que facilitem o processo ensino-aprendizagem e aprimore a relação professor-aluno, e para isso é necessário grandes mudanças de posturas que quando aplicadas e desenvolvidas dão maior entusiasmo no fazer pedagógico. O centro da atividade escolar não é o professor, nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso. O mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem. Entre escola tradicional, e a escola nova destaca o princípio da