Critica sobre o meio ambiente
Defendo a posição de que possivelmente a inexistência do site Unicaronas poderia, em resposta a bandeira principal do mesmo, ser menos prejudicial para o meio ambiente do que em sua perfeita funcionalidade.
No caso, é defendido no relatório que o sistema de caronas faz com que ao invés de 5 pessoas diferentes utilizarem carros apenas 1 pessoa o faça enquanto as outras 4 poderiam ir como caronas no mesmo veículo. Em um mercado lucrativo como o de caronas para São Paulo (OBS: local de destino da maioria absoluta das caronas) dificilmente uma pessoa que possui carro deixaria de utilizá-lo para ir de carona com outro ofertante, motivo esse que varia entre comodidade, lucro e ate confiança nas habilidades automobilísticas do próximo. Visto isso é possível verificar que os demandantes por caronas que não as obtivessem por inexistência do sistema, estes concluo agora serem em sua grande maioria aqueles que não possuem carro, não utilizariam cada um seu carro, já que não possuem, e sim iriam utilizar o transporte público, sendo este menos poluente do que o carro. O fato de a viagem de ônibus ser mais custosa do que a carona não iria influenciar na decisão, já que o sujeito não possuiria outra alternativa. Para finalizar, anexo agora a questão mais importante para o tema. A inexistência do sistema Unicaronas poderia desencorajar muitos dos que utilizam do site como ofertantes, agora que estes teriam gastos muito maiores em suas viagens, gastos estes que possivelmente seriam maiores do que as passagens de ônibus. A existência de um sistema universitário do transporte público no qual o estudante pode retirar um documento com seus dados para pagar metade do preço no ônibus se tornaria mais popular e ajudaria a diminuir a quantidade de carros circulando.
É de fato muito complexa a análise sobre o desencorajamento à utilização de carros próprios, visto que não é apenas a situação financeira que deve ser levada em conta.