Critica da economia politica
A) trabalho socialmente necessário, trabalho simples e trabalho abstrato,
B) valor de uso, valor de troca e valor
C) mercadoria e dinheiro.
Para Karl Marx, a mercadoria é vista unicamente como um produto do trabalho humano, estando seu valor relacionado à quantidade de trabalho necessário para produzi-la. Ressalta ainda, em O Capital, que as mercadorias são bens produzidos para a venda, ao invés de necessariamente serem consumidas diretamente pelos seus produtores.
O trabalho é um processo em que o ser humano, através de sua ação, interage com a natureza a fim de obter os valores de uso necessários ao seu sustento. Neste processo, o homem faz uso de sua própria força, como descreve Marx em O Capital (Livro I, cap V): “Põe em movimento as forças naturais de seu corpo, braços e pernas, cabeça e mãos, a fim de apropriar-se dos recursos da natureza, imprimindo-lhes forma útil à vida humana”.
O processo capitalista de trabalho se apresenta como uma forma dentre as diversas encontradas nas mais variadas formações sociais. Nesse processo especificamente, ocorre a incorporação do trabalho ao processo de valorização, que garante ao capitalista o acréscimo da mais-valia. Os elementos do processo de trabalho na produção capitalista adquirem novas características e passam a desempenhar um papel diferente no processo de formação do valor dos produtos.
Karl Marx evidencia, em sua obra O Capital, que a quantidade de trabalho socialmente necessária para produzir uma mercadoria é o que determina o seu valor mínimo. Ou seja, o tempo de trabalho social médio utilizado no processo de produção de determinado produto determina o valor do mesmo.Este tempo de trabalho socialmente necessário deverá ser calculado com base no tempo médio de produção da mercadoria por diferentes produtores, pois, cada produtor irá