Critica Ao Filme: Gandhi
Introdução:
O filme trata da biografia de Mohandas Karamchand Gandhi, um dos maiores e mais influentes homens do século 20. O filme segue as partes mais importantes da sua biografia, começando com Gandhi como advogado hindu na África do Sul. Depois de passar por algumas experiências de natureza racista para com os imigrantes indianos, Gandhi reúne os seus compatriotas e começa a luta pela igualdade de direitos, tornando-se e a primeira campanha não violenta da resistência passiva.
Depois da sua primeira vitória política, Gandhi retorna à Índia, onde lidera o movimento pacífico para libertar este país de séculos de domínio britânico. Sob sua liderança, o movimento de independência indiana adota a estratégia de não-violência que se revela um problema insolúvel para os britânicos.
Durante o curso do ano, há derramamento de sangue e contratempos, mas no final a Índia adquire a independência. Infelizmente, o carisma de Gandhi não era forte o suficiente para diminuir as distâncias crescente entre duas principais comunidades religiosas da Índia - hindus majoritários e minoritários muçulmanos. Gandhi foi forçado a testemunhar a divisão do país em Índia e Paquistão, e a violência indescritível que se seguiu, e desesperadamente tentava parar o abate. Richard Attenborrough, ator e diretor britânico especializado em biografias de grandes figuras históricas ou filmes sobre eventos históricos importantes, preparou-se durante mais de duas décadas para este filme. O filme é dedicado às duas grandes figuras históricas que não viveram para ver a realização daquele sonho - O futuro estadista indiano e camarada de Gandhi Jawaharlal Nehru e