Partes mais marcantes do filme Gandhi
Logo no inicio do filme mostra a morte marcante de Gandhi, e ao decorrer do filme mostra sua trajetória, de querer proteger a população indiana, e ensina-los a lutarem pelos seus direitos.”
Outro momento marcante foi a prisão de Gandhi, e quererem expulsar ele da província por perturbar a paz, mais Gandhi por ser um advogado reconhecia seus direitos. A história de Gandhi ensina que as diferenças religiosas devem ser respeitadas para que a sociedade consiga conviver em harmonia, e que a nem tudo é resolvido com violência, pois mesmo com tantos conflitos Gandhi não deixou de ser o homem que sempre foi, alguém que se curva diante de todos e não despreza ninguém.
Desde o século XVIII, por meio da Companhia Inglesa das Índias Orientais, o Império Britânico passou a colonizar gradativamente o território indiano, assumindo já no século XIX, todo o controle político e consequentemente o domínio militar e cultural. A trajetória de lutas pela independência da Índia teve um importante marco com a Revolta dos Cipaios (1857), que foi sufocada pelo Imperialismo britânico. Outro grande marco de lutas pela liberdade indiana foi a propagação da política de não-violência liderada por Mahatma Gandhi.
É justamente sobre esse tema que Richard Attenborough dirige seu filme biográfico. Trata-se de um filme indicado para o Oscar em onze categorias e ganhador de oito - um drama biográfico produzido por ingleses e indianos.
O filme começa com o assassinato do grande líder e seqüencialmente com o seu cortejo fúnebre. Em flashback, volta-se ao passado, para o tempo em que o jovem advogado Gandhi encontrava-se na África do Sul. Período esse em que teve contato pela primeira vez com o regime de