Cristianismo
CRISTIANISMO
COMPONENTES: Andressa Bosa Carleane Silveira Nicolas Zorzan João Pedro Oliveira
DISCIPLINA: Ensino Religioso
PROFESSOR: Sandra
SÉRIE: 1AEM
TURMA: 103
Passo Fundo, 10 de março de 2013
1. Visão de Deus
Segundo a tradição bíblica ortodoxa, para dizer que “Deus existe” se deve afirmar que ‘Ele é tão único e tão perfeito que não se pode comparar sua existência a nenhuma outra’. Neste sentido Deus está “além da existência” ou “além do ser”.
Deus, no cristianismo, é o ser divino que criou e governa o mundo. Ele é manifesto em três personalidades diferentes: Como Pai, como Filho e como Espírito.
Ao Deus Trino crê-se em diferentes atributos entre eles o amor, o mais importante de todos (1 Jo 4,8 e manifesto assim por Paulo em 1 Co 13), aonipotência, a onisciência, a onipresença, a santidade, a Verdade (Jo 14:16), a justiça e a fidelidade.
A maioria dos cristãos acredita que Deus é espírito, incriado, onipotente e eterno. O criador e sustentador de todas as coisas, que resgata o mundo através de seu Filho, Jesus Cristo. Com este pano de fundo, a crença na divindade de Cristo e no Espírito Santo é expressa como a doutrina da Santíssima Trindade, que descreve uma única "substância" divina já existente como três pessoas distintas e inseparáveis: o Pai, o Filho (Jesus Cristo), e o Espírito Santo. De acordo com esta doutrina, Deus não está dividido, no sentido de que cada pessoa tem um terço de todo, mas antes, cada pessoa é considerada como sendo plenamente Deus. A distinção reside nas suas relações.
No Novo Testamento, Deus o Pai tem um papel especial na sua relação com a pessoa do Filho, Jesus (Hebreus 1:2-5). De acordo com o credo niceno, o Filho (Jesus Cristo) é "eternamente gerado do Pai", indicando que a sua divina relação não está vinculado a um evento no tempo ou história humana. A bíblia