Cristalização
Programa de Graduação em Engenharia de Produção
Alunos:
Breno Luis Ribeiro Abdulklech
Lucas Morais
Lucas Pereira da Silva
Marcelo Brahim Gomes da Silva
Rafael Fernandes Sant’anna
Seminário de Química Cristalização Recristalização
Professor : Wildson
Sumário
Introdução
Objetivo(Trabalho)
Metodologia
“Desenvolvimento”
Aplicações (Exemplos –aplicações na engenharia de produção → a partir do conhecimento prévio dos processos de cristalizaçãoe e de recristalização o engenheiro de produção pode tentar otimizar e tornar mais eficiente o sistema de produção e aumentando a produtividade, aplicando técnicas de administração mais eficientes que podem auxiliar tanto no processo em si quanto em cooperação com outros profissionais)
Discussão (?)
Conclusão
Bibliografia (consultadas e não consultadas)
Introdução
Cristalização e recristalização A cristalização é um recurso usado para separar substâncias sólidas que se encontram dissolvidas em líquidos e na purificação de substâncias sólidas. O processo pode ser feito tanto pela evaporação do líquido o qual a substância sólida está dissolvida quanto no resfriamento do sistema líquido/sólido, diminuindo sua solubilidade e obtendo-se com resultado cristais. Ex: Evaporação da água do mar com obtenção de NaCl.
Como definição, podemos descrever a cristalização como a formação de cristais de um soluto em uma solução, seja por abaixamento da temperatura, seja pelo aumento da concentração desse soluto (evaporação do líquido).
O fenômeno da cristalização pode ser explicado da seguinte maneira: com o abaixamento da temperatura, as forças de difusão das partículas do soluto no líquido são diminuídas; consequentemente, as partículas se aproximam de modo que as forças de coesão e reticulares aumentam e terminam por