cristais
Unidade Curricular: Química para a Educação
Componente: prática/laboratorial
Relatório de Alunos
Alunos
Título do Trabalho
Cristais de Açúcar
Observações:
1 – INTRODUÇÃO
Nesta experiencia decidimos fazer cristais de açúcar. Para isso usámos açúcar, água e corante alimentar.
Ao realizar a experiência, precisámos de um recipiente para aquecer e outro para onde vertemos a mistura. Também necessitámos de um fio culinário e molas.
Depois de arranjarmos os materiais necessários, aquecemos a água e o açúcar até ferver, e só depois acrescentámos o corante alimentar.
Ilustração - Materiais utilizados
Antes de começarmos, temos de entender alguns conceitos que estão relacionados com a experiência.
O mais importante é o conceito de solubilidade ou coeficiente de solubilidade (CS). Solubilidade é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se num líquido, e expressa-se em moles por litro, gramas por litro ou em percentagem de soluto/solvente. A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão às quais o sistema é submetido. Ao misturar um soluto com um solvente, pode haver a formação de três tipos de soluções: saturada, insaturada ou sobressaturada. Cada uma delas depende da quantidade de soluto que se dissolveu no solvente.
De acordo com o princípio de Le Châtelier, quando um sistema em equilíbrio é submetido a uma alteração (temperatura, pressão ou concentração), o sistema irá reagir contra essa alteração, atingindo um novo equilíbrio.
A solubilidade da maior parte dos sais em água é um processo endotérmico, isto é, a dissolução é favorecida pelo aumento da temperatura. Desta forma, é possível dissolver uma maior quantidade de sais em água quente do que em água fria (existem algumas exceções).
Na situação em que há um processo endotérmico, um aumento na temperatura altera o