Crise H Drica E En Rgica Afeta O Crescimento Econ Mico
476 palavras
2 páginas
Crise Hídrica e Enérgica afeta o Crescimento EconômicoA crise hídrica vem aumentando a cada dia mais, e consequentemente aparece lado a lado a crise energética.
Nesse verão, a crise hídrica, que regiões inteiras do Brasil já vivem há décadas, nacionalizou-se. Mais do que isso, através da crise hídrica, revelou-se o papel central da água. A crise hídrica transformou-se em “crise energética” no sul-sudeste e a crise energética, através da expansão desordenada das mega hidrelétricas, transformou-se em crise hídrica no norte do país, com o alagamento de estados inteiros próximos à bacia do Rio Madeira, onde estão localizadas as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.
O agravamento da crise hídrica na região Sudeste e a possibilidade do país de enfrentar novamente um racionamento de energia preocupa empresas e indústrias de diversos setores, que sentem os impactos da escassez da água. A situação também pode piorar o cenário de pífio crescimento econômico esperado para este ano que não deve passar de 0,3%, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Economistas já projetam uma queda no PIB de 0,6 pontos porcentuais para 2015 caso o quadro de escassez de água e energia se concretize. A crise hídrica se agrava em um momento em que a produção do setor industrial enfrenta um dos piores resultados dos últimos anos.
No caso da energia, o consumo doméstico há muito tempo mantém-se estável na casa dos 10% do consumo total nacional. Mas se olharmos apenas para a demanda do setor mineiro-metalúrgico temos a significativa cifra de 15,2% do total da demanda nacional. No caso da água a lógica é mais ou menos a mesma. O consumo consuntivo, quando há perda entre a vazão retirada dos rios e o que retorna ao curso d’água, aumentou 51,34% entre 2000 e 2010, no Brasil. Isso tudo se passa em um país com uma profunda injustiça no acesso a esses bens naturais comuns. Onde regiões inteiras são áridas, ou semiáridas e o acesso à água para o consumo humano é