CRISE HIDRICA EM S O PAULO
Não tem muito tempo, que assistíamos nos noticiários da TV, todo o problema e sofrimento que era gerado pela seca e pela falta de água na região nordeste do País. E nós paulistas nos comovíamos e tentávamos ajudar mesmo que a distancia, aquele povo que morria por não ter uma gota d’agua pra beber. Entretanto pasmem hoje aquela região, se livrou de tudo aquilo que os assolava, e hoje eles possuem um mínimo de condições para sobreviver, e a tão necessária agua, já faz parte de suas vidas.
Porem quem um dia imaginaria que todo aquele sofrimento vivido pelo povo nordestino, estaria fazendo parte do cotidiano do maior e principal estado do País.
Aqui iremos tentar entender um pouco de tudo o que estamos vivendo, e os porquês da principal e maior crise hídrica vivida pelos paulistas. Muito se fala e pouco de mostra, quando o assunto é soluções e ações voltadas para corrigir este grave problema.
Pois bem, o que muitos estudiosos, cientistas e profissionais da área falavam, hoje é uma realidade. E dentro dessa realidade, procura-se ao mesmo tempo, criar soluções de curto, médio e longo prazo, como também encontrar os culpados por tal situação.
Nos chama muito atenção, uma cidade como São Paulo, com toda a sua estrutura, com todo o seu tamanho, sua representatividade, poder político-econômico, maior cidade do País, terceira maior cidade do mundo, entre tantos outros atributos, esteja vivendo nesse momento uma crise, que pelo que temos visto poderíamos sim, ter evitado, ou pelo menos amenizado.
Porem isso não é tão simples assim, envolve dezenas de situações e fatores, tem até quem diga que a culpa é de Deus ou de São Pedro que economizaram na chuva e deixaram o povo na pior.
Mas uma coisa é certa, muita gente deixou de fazer o que precisava ser feito no passado, e hoje mais uma vez é a população quem esta pagando a conta. Interessante que apesar de muitos estudiosos e especialistas no assunto terem apontado e avisado para uma possível