DETERGENTE CASEIRO
Você sabia que muitos detergentes são feitos com glicerina e substâncias derivadas do petróleo e, portanto, agridem rios e consequentemente a natureza. Uma opção fácil para a redução de danos é utilizar produtos com amoníaco, que é facilmente dissolvido em água.
Há ainda outra opção: o detergente caseiro que, além de ajudar a natureza, faz bem pro seu bolso, porque a mistura custa dez vezes menos que a mesma quantidade de detergente industrializado.
Você vai precisar de:
- Quatro colheres de sopa de solução de amoníaco;
- Dois limões cortados;
- Uma pedra de sabão de coco;
- Seis litros de água;
- Um balde;
- Uma colher de pau;
- Uma panela funda.
Como fazer?
Pegue o sabão e corte em vários pedaços pequenos. Despeje um litro de água na panela funda e deixe ferver. Quando estiver bem quente, adicione o sabão aos poucos e deixe derreter completamente. Depois disso, mexa devagar com uma colher de pau.
Coloque essa mistura no balde e ponha o restante da água. Esprema os limões e misture bem. Pegue o amoníaco com muito cuidado, mantendo sempre longe do rosto e não deixando entrar em contato com a pele. Ao colocá-lo, basta mexer e o detergente estará pronto.
Para armazenar, você pode colocá-lo em garrafas plásticas. Depois de certo tempo de uso, o detergente não irá produzir tanta espuma quanto o industrializado, justamente por não conter a glicerina. O produto tem validade de três meses.
Caso queira dar outra fragrância, basta acrescentar duas colheres da essência que preferir e ele ficará mais líquido.