Crise estados unidos
O álcool, ainda de acordo com a pesquisa, é a segunda droga mais usada (43%). Em seguida vêm os solventes (28,7%), a maconha (25,4%) e a cocaína e derivados (12,5%). A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2003.
O resultado foi apresentado nesta quarta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura do Fórum Nacional sobre Drogas, no auditório do Colégio Militar de Brasília. O relatório informa também que do total de jovens entrevistados, 68,8% vivem na rua, mas dormem em casa, com a família.
Segundo a pesquisa, 50,1% desses jovens estão na rua por motivo de diversão, sensação de liberdade ou porque não têm atividades, 43,9%, porque precisam sustentar a família e 2,6% porque o adulto responsável usa álcool ou drogas.
Dos 31,2% que não moram com a família, 45% saíram de casa porque as relações familiares eram ruins e 9,8%, porque o adulto responsável usava álcool ou drogas. Dos 2.807 entrevistados, 55,8% estudam, 41,7% pararam de estudar e 2,5% nunca estudaram.
O secretário Nacional Antidrogas, general Paulo Roberto Uchoa, informou que os dados dessa pesquisa orientarão as políticas públicas setoriais relacionadas às drogas e que o Fórum Nacional sobre Drogas marcará a materialização de diretrizes do presidente Lula, quando assumiu o governo.
"Em janeiro de 2003, o presidente Lula levou a sua primeira mensagem ao Congresso e no capítulo relacionado à redução da demanda de drogas, já definia a necessidade de integração das políticas públicas setoriais sobre drogas", ressaltou.
Uchoa lembrou ainda que representantes de sete