Crise dos estados unidos 2008
Foi que abalou o mundo em 2008, Estava um epidemia de mercado imobiliário. Ter casa própria passava a ser o objetivo de quem as queria e além disso era um bom investimento.
Isso porque o banco central americano diminuiu o juros na intenção de incentivar as pessoas a pedir empréstimos e financiamentos para aumentar o consumo de consumidores e empresas.
Com mais dinheiro circulando, maior foi a especulação financeira. Com tanta facilidade de credito as empresas, bancos e financeiras passou a emprestar e financiar muito mais.
Ai então surge o Subprime que era para clientes de uma renda mais baixa, ou aqueles que não conseguiam comprovar renda ou ate mesmo inadimplentes. Muitas seguradoras e bancos, sem exigir garantias suficientes ou sequer comprovação de renda, concederam financiamentos para compra de imóveis.
Então começaram os problemas, bancos empresas hipotecarias e financeira passaram a receber os subprime junto com os primes e passava adiante.
A crise explodiu de vez quando os subprimes mostraram as condições que viviam e não tinham como pagar seus empréstimos. Muitos perderam suas casas com ordem de despejo e muitos com muita divida. Resultado disso foi que as empresas que emprestava o dinheiro e as que adquiria o credito ficaram no prejuízo pois não recebia.
Em 2006 os juros estavam muitos altos, os imóveis passaram a ser vendidos muito barato, as possibilidades de credito ficaram bem mais reduzidas. O mercado imobiliário do Estados
Unidos passou a ficar desvalorizado pois a oferta passou a ser maior que procura.
O governo Americano resolveu intervir e ajudar os bancos hipotecários ao ver que muito bancos estavam decretando falência, o dinheiro se circulação diminuiu e alguns bancos e financeiras foram vendidos; era o famoso trancamento de credito no Estados Unidos.
O governo passou a injetar dinheiro no mercado provendo liquidez. A Situação estava muita grave, e para resolver o valor do pacote