Crise de 2008
RESUMO: A crise financeira de 2008 teve origem nos Estados Unidos e se alastrou rapidamente pelo do mundo. O fundamentalismo de mercado custou um valor altíssimo para a economia mundial. As ideias de que os mercados livres e desregulados são eficientes e que o melhor governo é o menor governo se mostraram falhas. O sistema financeiro, supostamente autorregulado, estava sendo frequentemente salvo pelo governo. Esta foi claramente a pior crise desde a Grande Depressão de 1929.
PALAVRAS-CHAVE: Crise Financeira, Estados Unidos, Fundamentalismo de Mercado, Economia Mundial.
ABSTRACT: The 2008 financial crisis originated in the United States and spread rapidly throughout the world. Market fundamentalism cost a very high value for the global economy. The ideas that free markets are efficient and that the best government is the smallest government proved failures. The financial system, supposedly self-regulating, has often been saved by the government. This is clearly the worst crisis since the Great Depression of 1929.
KEYWORDS: Financial Crisis, United States, Market fundamentalism, Global Economy.
1. INTRODUÇÃO
O artigo tem como objetivo apontar e explicar os fatores que levaram à crise financeira de 2008, bem como as consequências que tal crise trouxe para os Estados Unidos e o restante do mundo. Este artigo está dividido em seções. Na primeira seção será explicitada a combinação dos fatores que colaboraram para a formação da crise. A seção seguinte abordará o alastramento da crise e suas consequências. E, por fim, serão apresentadas as considerações finais.
2. A FORMAÇÃO DA CRISE
O contexto que antecede a crise de 2008 são os dez últimos anos que a antecedeu. O mercado estava desregulado, propiciando empreendimentos financeiros ruins. A alta liquidez, as taxas de juros baixas, a crescente bolha imobiliária internacional e a alta oferta de empréstimos