Crise econômica mundial
1 A CRISE 4 2 O INÍCIO 5 3 A QUEBRA DO BANCO LEHMAN BROTHERS 6 3.1 PORQUE O LEHMAN BROTHERS PEDIU CONCORDATA? 6 3.2 COMO ISTO NOS AFETOU? 7 3.3 OUTRAS CIAS ENFRENTARAM PROBLEMAS PARECIDOS AOS DO LEHMAN BROTHERS? 8 3.4 PORQUE OTESOURO AMERICANO NÃO RESGATOU O LEHMAN BROTHERS? 8 3.5 QUAL O TAMANHO DO LEHMAN BROTHERS? 9 4 AS CONSEQUÊNCIAS DA CRISE 9 5 AS CONSEQUÊNCIAS DA CRISE NO BRASIL 11 5.1 O DECLÍNIO DO PIB EM 2008 11 5.2 REDUÇÃO DOS JUROS 12 5.3 COMO O GOVERNO EVITOU A CRISE NOS BANCOS DE MENORES PORTES? 12 5.4 A DESVALORIZAÇÃO DO REAL 13 5.5 APOIO FINACEIRO DO BNDES 14 5.6 ORIENTAÇÕES DO GOVERNO 14 6 CONCLUSÃO 17 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
1. A CRISE:
A crise financeira que começou a exatamente quatro anos nos Estados Unidos com uma crise no pagamento de hipotecas e se alastrou pela economia americana e contaminou o sistema mundial. Banco atrás de banco por lá apresentaram perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar, por exemplo, o Lehman Brothers que foi o protagonista da maior falência da história americana. A exatamente quatro anos, em setembro de 2008 a instituição pedia concordata (falência), já que vinha acumulando prejuízos com a crise hipotecária dos Estados Unidos. A quebra do Lehman Brothers representou um marco: a falência do banco desencadeou a crise econômica daquele ano, e que ainda gera reflexos em varias economias mundiais.
Em efeito dominó outras grandes instituições financeiras também quebraram. Em poucos dias houve a falência técnica da maior empresa seguradora dos Estados Unidos – a AIG.
No Brasil não foi diferente, grandes empresas como Sadia, Votorantim e Aracruz Celulose também registraram perdas bilionárias.
2. O INÍCIO
A causa da crise que vivemos foi o desequilíbrio na maior economia do mundo, os Estados Unidos. E os ataques de 11 de setembro têm a ver com isso. Depois da ofensiva terrorista, o governo americano se