Crise economica
LUCA PACIOLI
CASCAVEL, 17 de Abril de 2013
UNIOESTE – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
LUCA PACIOLI
TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTÁBIL, TENDO COMO OBJETIVO APRESENTAR A VIDA DE LUCA PACIOLI, SUAS OBRAS, E CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA CONTABILIDADE.
DOCENTE: NEIVA DISCENTES: GLAUCYA GWOZDZ. CAROLINE T. DE MELLO LIMA. SHAIENY VIEIRA. VINICIUS SANTOS.
CASCAVEL, 17 de Abril de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar um pouco da história de Luca Pacioli. Importante figura para a contabilidade, cujas obras representam uma evolução para o conhecimento da época. O trabalho mostra também que Pacioli vinha de uma família pobre, foi educado por um matemático, posteriormente se dedicou a vida religiosa. É apresentada a obra de grande importância de Pacioli, a Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti. Mostrará também a parceria com Leonardo da Vinci, e sua consagração como pai da contabilidade.
LUCA PACIOLI
Luca Bartolomeo de Pacioli nasceu em Sansepulcro na Itália no ano de 1445. Pouco se sabe da sua infância exceto que recebeu a sua educação de um matemático Dominico Bragadino, e do seu amigo mais velho Piero della Francesca (com quem, alguns anos mais tarde, teve uma disputa devido a ter plagiado alguns dos seus trabalhos). Pacioli vinha de uma família pobre, e seu futuro mostrava-se pouco promissor. Juntou-se a um mosteiro Franciscano em Sansepulcro e tornou-se um aprendiz de um homem de negócios local. O jovem Pacioli cedo abandonou as suas aprendizagens