Roteiro de negociação salarial
Segundo José Augusto Wanderley, na era do conhecimento, informação, capital intelectual, globalização e Internet, a negociação assume uma função cada vez mais importante. Negociação é o processo de alcançar objetivos através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e divergências de idéias, interesses e posições. Importa em comunicação, processo decisório compartilhado entre as partes e solução de conflitos. A matéria prima do processo de negociação é a informação. Informações que são geradas e obtidas dentro ou fora da negociação. E, se a matéria prima estiver com defeito, o produto, ou seja, o acordo estará comprometido. Assim, é preciso ter muito cuidado informações distorcidas e difundidas de forma leviana. Às vezes, difundidas com objetivos de manipulação, ou com o intuito de provocar distúrbios. Portanto, saber obter e identificar, dentro do processo de negociação, as informações relevantes, separando o joio do trigo, se constitui numa das habilidades mais expressivas de um negociador. Wanderley, 1998, diz que, a negociação é o processo de alcançar objetivos por meios de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismo de interesses, idéias e posições.
Para uma boa negociação temos que ter um conjunto de habilidades essenciais, são elas: Concentração nas idéias; consciência de que se negocia o tempo todo; saber falar e ouvir; colocar-se no lugar e proporcionar alternativas a outra parte; separar os relacionamentos pessoais dos interesses; discutir as proposições; apresentar propostas concretas; ser objetivo no equacionamento dos problemas; Ser interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas.
Portanto, se acredita que seu salário está defasado é preciso negociar, mas segundo Vladmir Araújo, diretor de projetos da Consultoria Ricardo Xavier, você precisa ter