AS CRISES ECONOMICAS
1- INTRODUÇÃO
Abordaremos neste trabalho descritivo as crises econômicas que mais impactaram o mundo, principalmente durante o século XX e XXI. Nossa pesquisa procurou através de estudos fundamentais de Economia mostrar os fatores geradores ou fomentadores das crises bem como se deram essas crises ao longo da história econômica mundial. Os caminhos tomados pelas nações que dominavam o mundo, e que ainda de certa forma dominam, trataram as questôes econômicas nos tempos de crise, bem como suas mudanças na forma de agir. Também mostraremos como se deu no Brasil os impactos das crises mundiais e os pacotes econômicos nos tempos de crise até a criação do bem sucedido Plano Real. Por fim, nossa descrição sobre as crises termina com um painel da situação atual do mundo mediante a crise de 2008 relacionada com a questão ambiental, tentando mostrar que estamos numa nova fase industrial, significando mudanças profundas nos processos produtivos e no mercado financeiro global.
6
2- A ESCASSEZ COMO FATOR DESENCADEADOR DE
CRISES ECONÔMICAS
As crises econômicas surgem sempre dentro de um contexto, geralmente devido ao denominado problema econômico, ou seja, a escassez.
O ser humano possui
necessidades supostamente ilimitadas, mas os recursos econômicos são limitados juntamente com os bens. Isso não demonstra um problema de tecnologia e sim um desacordo que se existe entre os excessos dos desejos humanos e os meios disponibilizados para satisfazê-los. Totalmente relativo é o problema da escassez, pois se procura adquirir uma quantidade de bens e de serviços maior do que a disponibilidade no mercado. Isso é perceptível quando se faz uma simples comparação entre os meios para se sobreviver em um país que existe abundância de recursos e outros países onde milhões morrem de fome ou doentes. Mesmo existindo essas diferenças, tanto num país rico quanto em um pais pobre encontra-se a escassez, pois de alguma forma o ser humano vai possuir desejos que não estarão