Crise do software
A evolução rápida do hardware e aumento da procura levou a ter muitos clientes e a complexidade dos softwares se tornou maior, assim, muitos problemas surgiram e o período acabou ficando conhecido como a crise do software.
Os problemas que originaram essa crise tinham relacionamento direto com a forma de trabalho das equipes. Eram problemas que não se limitavam a "sistemas que não funcionam corretamente", mas envolviam também dúvidas sobre como desenvolver e manter um volume crescente de software e ainda estar preparado para as futuras demandas. Essencialmente, eram sintomas provenientes do pouco entendimento dos requisitos por parte dos desenvolvedores, somados às técnicas e medidas pobres aplicadas sobre o processo e o produto, além dos poucos critérios de qualidade estabelecidos até então [Pressman2004].
EXEMPLO REAL: Ariane 5Foi um projeto espacial que gerou o custo de US$ 8 bilhões em 10 anos, com capacidade de 6 toneladas. Em seu voo inaugural, realizado em 04 de junho de 1996 explodiu após 40 segundos de sua decolagem, a destruição do foguete e de sua carga foi avaliada em US$ 500 milhões.
O veículo detonou suas cargas explosivas de autodestruição e explodiu no ar. Porque ele estava se quebrando devido às forças aerodinâmicas. O foguete tinha perdido o controle de direção.
Os computadores principais e reserva desligaram (shut-down) ao mesmo tempo. Ocorrera um “run time error” (“out of range”, “overflow”, ou outro) e os computadores se desligaram.
Um programa que convertia um valor em ponto flutuante para um inteiro de 16 bits recebeu como entrada um valor que estava fora da faixa permitida. O resultado desta conversão não era