O planejamento no trabalho do gestor
Conforme LÜCK, 2003, o trabalho leva em consideração a exigência de agilidade e criatividade, como também um elevado espírito de organização e planejamento inteligente aplicado à gestão de ações das organizações em geral. Assim, a superação da prática de ações aleatórias e dispersas, a partir de idéias superficiais e orientações difusas, que conduzem ao oneroso e perigoso movimento dirigido pelo ativismo ou espontaneismo, as quais pode colocar em risco a vitalidade da instituição de ensino precisa ser substituída por um trabalho sistematizado, a partir de visão estratégica e objetiva da problemática educacional. Tal ação associa-se a uma compreensão dos desafios e das condições necessárias ao seu enfrentamento. Na seqüência, sintetize as reflexões desencadeadas considerando:
A) A função do planejamento no estabelecimento da gestão democrática;
A gestão escolar exige a atuação de professores e funcionários que pensem constante e criativamente e que sejam capazes de tomar decisões rápidas e inteligentes, sendo assim, a qualificação profissional torna-se imprescindível para a efetivação do trabalho na gestão escolar. Ao perfil do gestor escolar, cabe elencar habilidades e conhecimentos que precisam desenvolver.
O gestor comprometido com o desempenho da escola busca, o desenvolvimento das habilidades, considerando o que estes julgam necessário para promover seu próprio crescimento e aprimorar seu desempenho, o reconhecimento ou retribuição do tempo dedicado à participação em atividade de desenvolvimento pessoal.
O projeto pedagógico da escola desenvolve-se pela cooperação dos sujeitos que compõem a gestão escolar, ou seja: o gestor, o coordenador pedagógico, os professores,os funcionários, os pais, os alunos, e demais representantes da comuidade.
B) A caracterização dos pressupostos para a prática do planejamento estratégico em gestão.
O planejamento está ligado diretamente com o cotidiano da vida humana, através de atividades empíricas ou