Crise do cd
Módulo: 03 Fórum 1
Título Crise do CD
Aluno: Martha Ferreira Da Silva Trofino
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO Turma: 53
Introdução
Este trabalho se propõe a pesquisar a influência das novas tecnologias de informação comunicação, sobretudo a Internet, no mercado fonográfico, para entender como as pessoas passaram a se relacionar com a música e como isso afetou os lucros e a lógica de mercado das grandes gravadoras. Além disso, a partir do levantamento e do estudo de algumas estratégias e ferramentas que obtiveram sucesso na produção, distribuição e comercialização de música via Internet (ou com o auxílio desta), busca-se entender novo rumo da indústria fonográfica. As gravadoras estão perdendo a situação de monopólio que tinham na totalidade das atividades indústria fonográficas.
O modelo econômico antigo baseado formatos físicos de distribuição da musica ( o vinil, a fita e o CD) resistiu até o final da década de 90 antes de mostrar os primeiros sinais da fraqueza. Iniciou-se uma das maiores batalhas da indústria fonográficas a luta contra, direitos autorais, grande concorrência das gravadoras, piratarias ,arquivos downloads, internet etc.
As gravadoras perderam a guera para tecnologia, hoje o sistema downloads, são arquivos que baixam direto do computador, internet ganhou dimensão gigantescas mercado, portanto um movimento sem freios.
O resultado de uma nova cultura dominante, portanto, as gravadoras entendeu que os sites que disponibilizam musicas gratuitas é ir contra a realidade da demanda.
Impactos nos recursos materiais, humanos, financeiros e tecnológicos
As grandes gravadoras no antigo modelo detinham uma posição de mando no mercado. Elas contratavam os artistas, promoviam os trabalhos, mantinha pontos de vendas ou relação com varejistas, estabelecia preços, quem seria vendido, o que seria vendido e em formato de mídia seria vendido. Grande parte dos tradicionais produtos e serviços fornecidos pelas