crise de 29 e revolução russa
2- Essa década ficou conhecida como ‘’Loucos anos 20’’ ou ‘’American way of life’’. O consumo aumentou, a indústria criava, a todo instante, bens de consumo, clubes e boates viviam cheios e o cinema tornou-se uma grande diversão.
3- De 1920 até 1929, os americanos iludidos com essa prosperidade aparente, compraram várias ações em diversas empresas, até que no dia 24 de outubro de 1929, começou a pior crise econômica da história do capitalismo.
As principais causas da crise estão associadas ao meios de produção do país e ao mercado que não conseguia consumir tudo que era produzido, fazendo com que produtos agrícolas acabassem sendo estocados até estragar. Dessa forma, a superprodução agrícola, principalmente de trigo, foi importante para entender os conceitos de balança comercial: os produtos não tinham compradores internos e nem era vendidos para outros países.
Isso acontecia por causa da diminuição do consumo. Isso quer dizer o crescimento da indústria norte-americana não foi acompanhada pelo poder aquisitivo dos cidadãos. As pessoas não tinham dinheiro para comprar os produtos industrializados e a oferta era muito maior que a procura. Assim, empresas começaram a falir, o povo perdeu empregos e o consumo continuava caindo.Outro fator importante era a desiguadade entre as classes. Os empresários comandavam o país com as políticas de livre mercado realizadas desmedidamente e sem planejamento.
Todo esse cenário culminou com o emblemático episódio da Quebra da Bolsa de Nova York, em 24 de outubro de 1929. As ações das empresas começaram a despencar e a economia norte-americana não conseguia se recuperar por conta das políticas falhas de consumo e oferta. Os investidores quiseram vender as ações, mas ninguém queria