CRISE DA REP BLICA
TENTATIVA DE CONTER A CRISE- Irmãos Graco = A Lei Frumentária (Lei do Pão): venda de trigo mais barato para os pobres.A Reforma Agrária: limitação da extensão das propriedades rurais nos territórios romanos. Esta lei não foi aceita pelos patrícios.
DITADURAS MILITARES: MÁRIO(POVO) X SILA(ARISTOCRACIA).
PRIMEIRO TRIUNVIRATO: POMPEU, CRASSO E JÚLIO CÉSAR = CRASSO MORRE EM BATALHA, JÚLIIO VENCE POMPEU. JÚLIO VIRA DITADOR VITALÍCIO.COMO PRETENDIA ACABAR COM AREPÚBLICA E RECRIAR A MONARQUIA FOI MORTO POR UM GRUPO DE SENADORES.
SEGUNDO TRIUNVIRATO: LÉPIDO, MARCO ANTÔNIO, OTÁVIO = LÉPIDO DOI AFASTADO DO GOVERNO, OTÁVIO VENCE MARCO ANTÔNIO E CLEOPÁTRA.OTÁVIO CENTRALIZA O PODER E GANHA OS TÍTULOS: PRÍNCIPE,IMPARADOR,AUGUSTO.(CRIA O IMPÉRIO=1º IMPERADOR DE ROMA)
C-IMPÉRIO
DIVISÃO: ALTO IMPÉRIO(SÉCULO I AO III) APOGEU X BAIXO IMPÉRIO(SÉCULO III AO V) DECADÊNCIA E EXTINÇÃO.
ALTO IMPÉRIO:
GOVERNO DE AUGUSTO(PRINCIPADO). A Pax Romana: apogeu do Império Romano, havendo o equilíbrio das fronteiras (vigilância), relações comerciais com as províncias e criação de uma extensa burocracia para administrar o império. A política do “pão e circo”: distribuição de comida gratuita e realização de espetáculos públicos (lutas de gladiadores, execuções de criminosos etc.), com o objetivo de atenuar as tensões sociais. Esta política, iniciada no fim da República, foi intensificada durante a fase imperial. Expansão territorial e crescimento do número de escravos (prisioneiros de guerra). Investimentos em arte, arquitetura e cultura Nascimento e morte de Jesus Cristo na Palestina
Outras dinastias do Alto Império: Júlio-claudianos, Flávios, Antoninos e Severos.
D- BAIXO IMPÉRIO
A partir do século III da era cristã a civilização romana entra em crise.
A interrupção da expansão territorial = escassez da mão de obra. Na medida em que novos escravos não eram capturados, entrou em crise a economia escravista romana.
O auto custo das estruturas imperiais, como as