Crise 29
A Grande Crise de 1929 mostra como que foi desencadeada a pior crise da história quando se fala no capitalismo. O vídeo retrata as consequências da mesma a através de depoimentos de famílias que, de alguma forma, foram afetadas pela Grande Depressão.
Com o fim da 1ª Guerra Mundial, em 1918, grande parte dos países da Europa estavam devastados e com grandes problemas financeiros. A atenção desses países estava voltada para a reconstrução de sua terra. Para atender a demanda da Europa, Os Estados Unidos passou a ser o maior exportador do mundo, vivenciando assim uma grande prosperidade, sendo conhecida como: American Way of Life.
Ainda na época pós guerra, Os EUA dominava o setor de eletrodomésticos (responsável por grande parte da economia) além de se destacarem na indústria automobilística, petroleira e a de fabricação de alimentos enlatados. A riqueza gerada pelo sucesso dessas e de outras atividades fez dos norte-americanos um povo feliz, cujo estilo de vida era desejado por todo o mundo.
Durante a década seguinte, os americanos viram uma grande abertura de crédito e uma alta disponibilidade de renda. O American Way of Life tornou-se um símbolo de consumo em massa. As propagandas vinculadas nessa época sempre retratavam o estilo de vida atrelado ao consumo exagerado. A economia funcionava de forma perfeita e todos os setores estavam harmônicos entre si.
Com a economia encaixada nos moldes considerados perfeitos, as empresas passaram a abrirem seu capital na Bolsa de Valores. Os americanos foram incentivados a comprar essas ações, para, em troca, receberem juros sobre o valor investido. Aparentemente, o que ocorria era que o governo emprestava e tomava emprestado o dinheiro das pessoas, e todos ganhavam com isso. É importante destacar que era muito comum que os cidadãos comprassem ações “à margem”, isso significava que eles adquiriam empréstimos para investir cada vez mais.
Essa prática se alastrou por todo o país, e a rede de