crise 1929
A maioria dos historiadores aponta quatro razões principais para a grande depressão:
a) A concentração de riquezas nas mãos de poucos. Em 1929, as 1349 maiores empresas dos Estados Unidos possuíam juntas renda de 7 bilhões de dólares, enquanto a renda de todas as outras mal chegava a 1700 milhões de dólares.
b) O descompasso entre o crescimento dos salários e o aumento dos lucros. Assim , os ricos foram ficando cada vez mais ricos, e o número de pobres aumentou, o que limitava bastante a capacidade de consumo.
c) A concorrência que a Europa passou a fazer aos Estados Unidos no mercado internacional. A partir de 1925, os países europeus começaram a se recuperar e voltaram a produzir o que antes importavam dos Estados Unidos.
d) A crise Agrícola : a prosperidade dos anos 1920 estava ligada á indústria , e não á agricultura , que esteve em crise durante toda a década. Com a mecanização e a eletrificação ocorridas no campo, produzia-se muito acima da capacidade de consumo. Assim, os preços dos produtos agrícolas mantinham-se baixos, e os agricultores eram obrigados a pedir aos bancos.
Com isso a concentração de dinheiro nas mãos de poucos, a concorrência europeia- reduzindo o mercado dos produtos americanos- e a crise agrícola contribuíram para que houvesse muito mais mercadorias do que pessoas com dinheiro para comprá-las. Configurava-se, assim, uma crise de superprodução. Os agricultores passaram a perder suas terras por não ter como pagar as dívidas contraídas com os bancos; os industriais diminuíam a produção e despediam trabalhadores. Sem empregos,as pessoas compravam menos. O governo norte-americano, por sua vez, diminuiu ao máximo suas compras do exterior, cortou os investimentos externos e parou de conceder empréstimos. Com isso, a crise se agravou e atingiu outros países. Veja o que um historiador diz sobre o desemprego:
“ No pior período da