Cris 2
Disciplina: Comunicação e Expressão
Professora: Cristiane Gonçalves Dagostim
Acadêmicos (a): Lucas Corrêa Camila S. Rohling
Análise – Propaganda Caixas d’água Tigre
Por meio de estudos a respeito o tripé aristotélico e figuras retóricas, com base no artigo “A prioridade ética da retórica publicitária”, este trabalho, da disciplina de Comunicação e Expressão, analisa a propaganda das caixas d’água Tigre que traz sua nova linha de caixas d’agua. “A retórica define estratégias de produção do discurso, pertença ao campo do dizível, dos meios para atingir fins” (BARROSO, 2014, p. 348). Segundo Barroso (2014) a publicidade assume uma dimensão retórica por ser uma arte de embelezar o discurso, para persuadir o público alvo. Utilizando desses métodos a Tigre faz seu anuncio publicitário.
O ethos, um dos elementos do tripé, que é a ética no discurso, é encontrado no logotipo da marca no canto inferior direito, no seu endereço eletrônico (site), fanpage no facebook, canal de youtube, no seu telefone na parte inferior do anuncio e no selo de procedência da mesma que diz: “quem usa tigre é autoridade no assunto”, para transmitir confiança nos produtos da marca.
Diferente do ethos, o pathos - que vem do grego paixão - visa o mexer com as emoções do público. No anúncio das caixas d’água Tigre é feito como se fosse um cartaz de uma estreia de cinema, mostrando todo seu “elenco” de produtos. Nesse mesmo contexto, observa-se a presença de metáfora, na frase “Em exibição nas melhores obras”, que mostra os produtos da Tigre como se fossem protagonistas de um filme. Para reforçar essa ideia, é feita a chamada “Participação especial: torneira boia Click”, como se fosse a participação de um artista convidado. Ainda no pathos, nota-se a predominância da cor azul tanto nos produtos como no anuncio em geral, o anúncio se trata de uma propaganda de caixas d’agua. De acordo com a psicologia das