CRIPTOGRAFIA
DENIS HENRIQUE HIGASHI
PAULO LIMA
CRIPTOGRAFIA
TUPÃ
2014
DENIS HENRIQUE HIGASHI
PAULO LIMA
CRIPTOGRAFIA
Trabalho apresentado a FACCAT como requisito parcial a disciplina Laboratório de redes e sistemas distribuídos, sob orientação do Prof. Luís Fernando Manzano.
TUPÃ
2014
Sumário
Introdução 4
O que é criptografia? 4
Chaves simétricas e assimétricas 5
Chave simétrica 5
Chave assimétrica 6
Certificação digital 7
PGP 7
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 8
Introdução
O envio e o recebimento de informações sigilosas é uma necessidade antiga, que existe há centenas de anos. Com o surgimento da internet e de sua consequente facilidade de transmitir dados de maneira precisa e extremamente rápida, a criptografia tornou-se uma ferramenta fundamental para permitir que apenas o emissor e o receptor tenham acesso livre à informação trabalhada. Este artigo tem como objetivo fazer uma abordagem introdutória à criptografia, mostrando os aspectos e conceitos mais importantes.
O que é criptografia?
O termo criptografia surgiu da fusão das palavras gregas "kryptós" e "gráphein", que significam "oculto" e "escrever", respectivamente. Trata-se de um conjunto de conceitos e técnicas que visa codificar uma informação de forma que somente o emissor e o receptor possam acessá-la, evitando que um intruso consiga interpretá-la. Para isso, uma série de técnicas são usadas e muitas outras surgem com o passar do tempo. Ou seja, é um conjunto de técnicas para esconder informação de acesso não autorizado. O objetivo da criptografia é transformar um conjunto de informação legível, como um e-mail, por exemplo, em um emaranhado de caracteres impossível de ser compreendido. O conceito chave é que apenas quem tem a chave de decriptação seja capaz de recuperar o e-mail em formato legível. Mesmo conhecendo todo o processo para