Criptografia
APS – Criptografia
Ciência da computação (CC)
E
Sistemas de Informação (SI)
Nome: Raul de Oliveira Ramos RA: B1702F-2
Nome: Thiago Barollo RA: A9586B-1
Nome: Leandro Aparecido Fogaça da Silva RA: T860EG-3
Nome: Alan Souza Lopes da Silva RA: B157FC-7
Nome: Tiago Soares de Souza RA: B1028B-8
Nome: Roger de Moura RA: A99GDH-9
Índice
3 – Objetivos do Trabalho
4 – Introdução
7 – Conceitos
11 – Técnicas criptográficas mais utilizadas
16 – Dissertação
21 – Relatório com linhas de código
24 – Programa em funcionamento
25 - Bibliografia
Objetivo
O objetivo deste trabalho é apresentar os aspectos e conceitos mais importantes em relação a Criptografia, como surgiu, sua evolução, a importância ,os tipos de chaves (simétrica e assimétrica), suas variedades de técnicas que podem ser utilizadas, os benefícios da criptografia ,as vantagens e desvantagens e seus quatro objetivos e com isso explicar evolução da criptografia desde o tempo antigos até hoje em dia .
Introdução
Os termos “kryptós” e “gráphein” que são de origem grega significam “oculto” e “escrever” estas palavras deram origem ao termo criptografia.
Por muitos anos, a comunicação foi um instrumento vital para que reis e rainhas governassem seus países e generais comandassem seus exércitos. Porém, caso essas mensagens fossem interceptadas, poderiam revelar informações e segredos preciosos aos rivais. Devido essa ameaça de interceptação, surgiram as técnicas de mascaramento de mensagens, através de códigos e cifras. Em contrapartida, surgiram os decifradores de códigos, que utilizavam métodos para invocar palavras e frases que tivessem significado nessas mensagens codificadas. A batalha entre os codificadores e decifradores é secular e está em constante evolução. Os codificadores buscam criar códigos cada vez mais fortes enquanto os decifradores tornam seus métodos cada