Criptografia
O uso de técnicas criptográficas tem como propósito prevenir algumas faltas de segurança em um sistema de computadores. A segurança em geral deve ser considerada como um aspecto de grande importância 3m qualquer corporação que trabalhe com sistemas de computadores.
Criptografia vem da palavra grega “Krytos” = ”escondida” e “graphia” = “escrever”.
Criptografar significa transformar uma mensagem em outra (“escondendo” a mensagem original), com a elaboração de um algoritmo cm funções matemáticas e uma senha especial, chamada chave.
Os métodos de criptografia tem sido divididos em duas categorias: as de cifras de substituição e as de cifras de transposição.
A Chave consiste em uma string que pode ser alterada sempre que necessário. Desse modo, o algoritmo de criptografia pode ser conhecido. Quando o algoritmo se torna púbico, vários especialistas tentam codificar o sistema. Se, após alguns anos, nenhum deles conseguirem a proeza, significa que o algoritmo é bom.
O fator de trabalho para decodificar o método através de uma pesquisa no espaço da chave é exponencial em relação ao tamanho da chave. Por exemplo, com uma chame de tamanho de dois dígitos existem cem possibilidades, e com um tamanho de chave de seis dígitos, existe um milhão de possibilidades, portanto, quanto maior for a chave, maior será o fator de trabalho com que o intruso terá de lidar.
Vantagens da Criptografia: * Proteger a informação armazenada em trânsito; * Deter alterações de dados; * Identificar pessoas;
Desvantagens da Criptografia: * Não há como impedir que um intruso apague todos os seus dados, estando eles criptografados ou não.
Algum intruso pode modificar o programa para modificar a chave. Desse modo, o receptor não conseguirá decriptografar com a sua chave.
Criptografia de Chave Única
Quando um sistema de criptografia utiliza chave única, quer dizer que a mesma chave que cifra a mensagem serve para decifrála. Isto quer dizer que para você e seus