criminologia
Nome do Autor: André Gomes Rabeschini
Funcionário Publico do Estado de São Paulo, Bacharel em Direito pela Universidade Nove de Julho, Especializando em Direito Penal e Processual Penal pela USCS/SP.
Área do Direito: Direito Penal
Resumo: O trabalho demonstra a evolução da criminologia como ciência empírica e sua interdisciplinariedade, demonstrando a sua importância no mundo jurídico e sua estreita ligação com o direito penal, e sua aplicação na politica criminal de prevenção de delitos, bem como nos estudos de origem do fator criminológico social.
Palavras-chaves: Criminologia, Direito Penal, Lombroso, Politica Criminal.
Abstract: This work demonstrates the evolution of criminology as an empirical science and its interdisciplinary, demonstrating its importance in the legal world and its close connection to the criminal law, and its application in criminal policy of crime prevention as well as in studies of origin of criminological social factor.
Keywords: Criminology, Criminal Law, Lombroso, Criminal Policy.
Sumário: 1. Introdução. 2. Conceito e Objetos 3. O Controle Social. 4. Escolas da Criminologia. 4.1 Escola Clássica. 4.2 Escola Positiva. 4.3 Escola Sociológica (Escola Franco-Belga ou Escola de Lyon) 5 Outras Escolas de Menor Expressão. 6. Teorias da Criminologia. 7 Teorias da Prevenção. 8. A Criminologia das Penas. 9. As Cifras da Criminologia. 10. Conclusão. Referências.
1 Introdução Criminologia é uma ciência que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de se aprofundar na gêneses criminais delitiva a fim de procurar ferramentas efetivas de prevenção de delitos e a punição eficaz dos crimes cometidos, contemplando com problema social que deve ser combatido.
2 Conceito A criminologia é um conjunto de conhecimentos que se ocupa do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social do ato criminoso,