Criminalização da homofobia
CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA
Salvador-BA
2010
Claudiane Novo Santos
CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA
Este projeto de pesquisa destina-se ao cumprimento de créditos da disciplina de Metodologia da Pesquisa em Administração, da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Católica do Salvador.
Professora orientadora: Tatiana Farias.
Salvador-BA
2010
“Só paro de lutar quando a homofobia acabar.”
Luiz Mott SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5 2 JUSTIFICATIVA 6 3 OBJETIVOS 6 3.1 OBJETIVO GERAL 6 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6 4 HIPÓTESES 6 5 QUESTÕES INICIAIS 7 6 REFERENCIAL TEÓRICO 7 6.1 ASPECTOS CONCEITUAIS 7 6.2 SIGNIFICADOS .9 6.3 TIPOS DE ORIENTAÇÃO SEXUAL .10 6.4 LEVANTAMENTOS ESTATÍSTICOS .10 6.5 COMO PREVENIR A VIOLÊNCIA ANTI-GAY SEGUNDO O GGB .12 6.6 SAIBA O QUE FAZER .13 7 METODOLOGIA .13 7.1 CAMPO EMPIRICO .13 7.2 TIPO DE ESTUDO .13 7.3 POPULAÇÃO E AMOSTRA .14 7.4 INSTRUMENTO .14 8 RESULTADOS .14 9 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS .14
* 1 INTRODUÇÃO
Este projeto tem como objetivo elaborar um tema reflexivo acerca da homofobia na sociedade. É na sociedade que a homofobia tem se manifestado de forma agressiva e racista, seja na forma psíquica moral ou na forma de julgamento quando qualquer cidadão se sente no direito de julgar o homossexual pela sua orientação..
Por mais que a sociedade brasileira negue ser homofóbica, vemos através dos noticiários vários crimes cometidos contra os homossexuais. O preconceito está presente na sociedade através de varias situações como: no casamento homo afetivo, na adoção de crianças a pais homossexuais, nas piadas, nas brincadeiras e nas demonstrações afetivas em público.
O insulto homofóbico pode ir do bullying, difamação, injúrias verbais ou gestos e mímicas obscenos mais óbvios até formas mais sutis e disfarçadas, como a falta de cordialidade e a antipatia no convívio social, a insinuação, a ironia ou o sarcasmo, caso em