criminalidade e segurana publica
Teorias sociológicas do crime
A sociologia do crime estuda as causas que levam o homem ao crime, sem considerar que a própria sociedade pode revestir-se de condição para que a criminalidade aconteça, sendo que ele é considerado normal e esperado pra o funcionamento da sociedade. Vejamos, então, suas teorias sociológicas:
Teoria da estrutura social, a anomia e o desvio: dizem respeito à motivação para a delinquência decorrida da possibilidade de o indivíduos atingirem metas desejadas por ele, como, por exemplo, o sucesso econômico. Devera combater as aspirações ou aumentar as oportunidades. Aprendizado social, associação diferencia e subcultura: é o comportamento criminoso e a delinquência como frutos de um processo de aprendizagem, a partir de uma socialização incorreta.
Teoria do autocontrole: é a falta de imposição de limites na infância e na juventude, reconhecendo comportamentos desviantes, que devem ser punidos.
Teoria da escolha racional: diz sobre os indivíduos que agem racionalmente a fim de maximizar as possibilidades de alcançar suas metas, avaliando o custo/beneficio em cometer atos de delinquência.
Teoria do estilo de vida: é a oportunidade que o infrator tem para cometer a delinquência, seja por falta de vigilância ou ate mesmo pelo morador não se encontrar na residência.
No filme os meninos da Caixa Baixa tinham o sonho de um dia tomar todas as boca da Cidade de Deus e isso era a motivação deles para cometerem vários delitos. Todo esse comportamento dos meninos vem de uma vivência em um ambiente de crimes e da falta de uma família atenciosa com seus filhos, impondo limites e mostrando o que é certo e o que é errado.
Outra cena foi quando o “dadinho” se viu beneficiado pela pratica criminosa com os assaltos praticados tendo tudo que sonhava com o dinheiro adquirido pela pratica do crime, logo escolheu esse caminho para seguir, pois ele já havia vivenciado o outro lado da moeda que era fome, miséria e preconceito. Dai então ele