Platão e Aristoteles
AD4
Aluna: Maib Ferreira de Oliveira.
1. Para Sócrates fisolofia é uma forma de vida, uma busca incessante pela sabedoria. Já Platão filosofia é uma doutrina, um verdade encontrada, o encontro da sabedoria. O Administrador Público deve ser a junção dos pensamentos de sócrates e Platão. A humildade encontrada em Sócrates deve ser seguida, aprender é sempre importante, independente da hierarquia de quem está nos ensinando. É preciso agir com a força do amor que busca a verdade. Verdade esta, que na Administração Pública, deve ser a consciência daquilo que devemos fazer, em nossa missão como administradores. Em relação ao que tirar de Platão, é necessário seguir conceitos, verdades que até então nos guiam, mas sempre com humildade de que até mesmo as verdades podem ser mudadas.
2. Para Platão há homens pré destinados ao conhecimento, ao saber. Baseado nisso um bom governante deve ser um conhecedor, alguém que tenha alcançado a sabedoria, a ciência para assim representar a opinião de todos os outros que não as possuem. Pelo fato de nem todos possuírem a mesma capacidade, Platão acreditava que aquile que era conhecedor da verdade poderia fazer o bem. Para Platão sim, apenas um bom conhecedor, sabedor da verdade poderia ser um bom governante. Porém, na minha opiniãoum bom governante deve aliar bons conhecimentos par ter embasamentos científicos nas suas tomadas de decião, mas também deve saber que não é o detentor da verdade absoluta, buscando sempre ouvir opiniões alheias antes de sua decisão final.
3. Platão utiliza-se do argumento de que os homens são pré destinados a serem homens de ouro, prata e bronze. Onde apenas poucos eram detentores do conhecimento da verdade. Na administração pública, vemos ainda muito de Platão, principalmente na escolha de governantes baseado na educação que foi o memso recebeu. Com isso ao invés de uma administração que deveria ser democrática, passa a ser totalitária baseado apenas na opinião