Crimeia
Grupo da Rússia
Brasília, 11 de setembro de 2014.
INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO
Role Play – Crimeia
Trabalho em defesa à anexação da Crimeia pela Rússia
Brasília, 11 de setembro de 2014.
SUMÁRIO
1.Introdução 4
2.Povo 5
Art. 6° 7
1.A cidadania da Federação da Rússia é adquirida e renunciada em conformidade com a lei federal, é uniforme e igual, independente da aquisição. 7
2.Todos os cidadãos da Federação da Rússia têm, em seu território, todos os direitos e liberdades e deveres iguais, estipulados pela Constituição da Federação da Rússia. 7
3.Território 10
4.Soberania 15
5.Conclusão 19
Crimeia vota referendo; entenda. Publicado em 16 mar. 2014. Disponível em: 26
8. Componentes.................................................................................................25
1. Introdução
No fim do ano passado, o presidente ucraniano à época, Viktor Yanukovich, desistiu de assinar um tratado de livre-comércio com a União Europeia, preferindo estreitar relações com a Rússia. Devido a isso, muitos protestos foram feitos na Ucrânia e, por causa deles, Yanukovich foi destituído do cargo e fugiu para a Rússia em fevereiro deste ano.
Na Crimeia, estado autônomo da Ucrânia, onde a maior parte da população é russa, o parlamento local foi comandado por um comando pró Rússia, tendo Sergei Axionov como premiê. Considerado ilegal pelas autoridades Ucranianas, esse governo aprovou a adesão da região à Rússia e a realização de um referendo no dia 16 de março sobre a condição da região. Posteriormente, declararam independência da Ucrânia.
A tensão separatista começou a aumentar na região e, sob a alegação de proteger os interesses russos e os cidadãos russos da Crimeia, Vladimir Putin, presidente russo, pediu ao parlamento da Crimeia para que tropas russas fossem enviadas para normalizar a situação, pedido esse aceito.