CRIME CIBERN TICO
Nos últimos anos a tecnologia criou e vem criando grandes mudanças e alterações no mundo, tanto econômicas, culturais, sociais e políticas que trouxe a melhora da qualidade de vida para muitas pessoas. Devido à expansão da informática, nós estamos passando por uma espécie de revolução tecnológica, que vem trazendo e possibilitando, a substituição do trabalho humano por maquinas. Hoje tudo esta em torno de “bits”, antes precisávamos de tinta, papel, cola, selo, envelope, correio e ate mesmo pombos, para se comunicar, hoje, basta digitar em seu teclado e clicar em enviar. A comunicação rápida e a informação se tornaram a marca da atualidade nos dias de hoje, graças a famosa “internet”.
A internet é uma grande rede que interliga computadores de todo o mundo, possibilitando a comunicação entre pessoas, não importa onde estejam, seja no Brasil, no Japão, na Arábia, ou seja, em qualquer lugar. Nos dias de hoje a internet é usada para varias finalidades, para negociações, pesquisas, conhecer pessoas, diversão e, em alguns casos, causa transtornos para outras pessoas, como, prejuízos, trotes, roubos de informações e outros. Essa ação tem aumentado cada vez mais, a cada ano que passa o uso da tecnologia para o mal e uma verdadeira ameaça.
“Cibercrimes”, “crimes cibernéticos”, “crimes digitais”, “e - crimes” são vários os nomes para definir as ações praticadas contra outros computadores e outros dispositivos. Segundo Guimarães e Furlaneto Neto, crime cibernético significa: "qualquer conduta ilegal, não ética, ou não autorizada que envolva o processamento automático de dados e/ou transmissão de dados".
O mundo já não e tão limitado, ou seja, já não existe mais fronteiras. E os cibercriminosos estão por toda parte. Grande parte das sabotagens acontece com crianças e jovens, por causa de sua imaturidade, uma simples pesquisa pode levar eles a coisas indesejáveis. Não são somente as crianças e os adolescentes que estão sujeitos a serem vítimas