criação de site
Digamos que você seja um empreendedor ou micro-empresário ou alguém que está querendo divulgar seu próprio negócio na internet através da criação de um site. Então você, um profissional competente e com todos os conhecimentos sobre a sua área de atuação, se depara com a necessidade de fazer um site por conta própria.
E talvez este seja um setor totalmente novo pra você. Novo não no sentido de que jamais tenha usado computador e internet, mas sim que nunca tenha pensado na possibilidade de um dia criar um site. E como se não bastasse, se vê diante de nomes estranhos como Domínio, hospedagem, URL, registro, DNS, etc etc etc.
Esse artigo foi feito para que você entenda de maneira simples e objetiva, o que significam esses termos técnicos que fazem parte de todo o processo de criação do site.
Não vou encher sua cabeça de tudo que é nome que existe em Web design, já que não há necessidade alguma disso, julgo que não seja preciso que você entenda os conceitos de Server-side e Client-side, menos ainda de MySQL, entre outros. Abordarei apenas aqueles que realmente serão úteis e os quais provavelmente você terá que lhe dar mais adiante.
Tudo dentro de uma definição mais básica até aquelas um pouco mais avançadas (mas nem tanto). Esse material pode servir como um guia ou manual, sempre que você tiver dúvidas sobre alguma palavra dessa área.
Sem mais delongas, confira:
Site
Um site geralmente é um conjunto de páginas estáticas, ou seja, aquelas que não mudam com frequência, como a página Sobre, Quem Somos, Contato, etc.
Blog
Um blog é um site dinâmica, onde as informações são atualizadas regularmente, sempre com um novo conteúdo. Um blog é composto de post e páginas. Nos posts são publicados notícias, novidades, dicas, artigos, curiosidades, promoções, tudo dentro do assunto central do site.
Um blog pode manter-se por si só, falando sobre um determinado nicho, como é o caso aqui do Criar Site