Engenharia Civil
O edifício e-Tower São Paulo, é um edifício situado na rua funchal, no bairro Vila Olímpia, próximo à marginal pinheiros em São Paulo, inaugurado em 2005, cujo projeto é de propriedade da incorporadora Munir Abbud, com a construção coordenada e administrada pela Tecnum Construtora possui características que o qualificam como de última geração,
Perspectiva do e-Tower
Este edifício possui 162 metros de altura ( do piso do 4º subsolo à cobertura) e 392 metros quadrados de areal útil. É o décimo primeiro edifício mais alto do país e o nono mais alto da cidade de São Paulo. Possui 42 pavimentos onde serão instalados escritórios de alto padrão, 800 vagas de garagem, um auditório, um heliporto, dois restaurantes, academia de ginástica, piscina semi-olímpica aquecida na cobertura, 15 elevadores, 2 escadas rolantes, geradores para suprimento de 100% de energia do prédio, ar condicionado central, piso elevado nas áreas de escritório, sistemas inteligentes de automação e supervisão predial, totalizando 52.000 m² de área construída.
Desafio Estrutural
Após a definição sobre a utilização do CAD, viriam alguns desafios a serem batidos, tais como: Reduzir o número e a dimensão de alguns pilares, para com isso haver um ganho de área útil e da produtividade na obra. Um dos objetivos era romper a barreira dos 100MPa em obra, até então este valor nunca tinha sido utilizado em projetos no Brasil, estes pilares seriam pigmentados ou coloridos para realçar a imagem deste feito.
Diante destes desafios lançados, o projeto arquitetônico e estrutural, precisou ser revisto e analisado, pois houve aumento dos espaços e dos vãos neste setor do edifício.
Detalhe dos pilares (mais solicitados) em andamento.
Projeto e-Tower
Algumas características do projeto;
Coordenação modular rigorosa – eixos a cada 1,25m nas 2 direções;
Ocorrência de pilares a cada 5 metros na fachada norte;
Dimensões máximas dos pilares de 60 cm x 70 cm;