Criação de Redes Windows e comunicação através de VPN
DADOS ATRAVÉS DE VPN
Edinaldo Boeno Freitas
Ânderson dos Santos Ritta
RESUMO
Este trabalho implementa uma rede baseada na plataforma Microsoft, simulando um ambiente corporativo comumente encontrado em empresas.
Além disso, ele procura mostrar as diferenças entre o método corporativo e o doméstico na configuração de redes, bem como interligar esses dois ambientes de uma forma simples, prática e com o mínimo de recursos necessários. Para isso, foi utilizada uma tecnologia chamada VPN (Redes Privadas Virtuais), que utiliza a internet para comunicar dois pontos diferentes, formando uma espécie de túnel, no qual leva as informações de forma segura, mesmo estando em um meio público. Neste ambiente criado, foram utilizadas duas máquinas clientes, uma com Windows XP e uma com Windows 7, e outra máquina servidor com o sistema operacional Windows Server 2012. Para simular um ambiente corporativo, foram adicionados nove usuários, distribuídos em quatro grupos.
Ao utilizar a técnica de VPN, é necessário que um ou mais usuários estejam configurados para acesso remoto à rede. Tendo em vista um maior conhecimento sobre o software Windows Server, um usuário foi configurado como perfil móvel entre as máquinas clientes. No ambiente doméstico, apenas uma máquina com o a versão Windows 7 foi configurada. O VPN é extremamente vantajoso, pois, além de ser seguro, o investimento para sua implementação é relativamente baixo se comparado a uma outra solução semelhante. O que torna essa tecnologia realmente atrativa e muito utilizada no mercado atualmente.
Palavras-chave: VPN; Windows Server; Redes Corporativas;
ABSTRACT
This study has the objective of implementing a network based on a
Windows platform, simulating a corporate environment commonly found in companies. Besides that, this work shows the differences between a corporate and a domestic method of setting up networks, as well as how to connect