Criação de Projetos
2º semestre do ensino superior
Instrumentalização Cientifica
PROJETOS
Acadêmicos: Alana Oliveira Brenda Aguiar
Felipe Caetano
Priscila Andrade
Santarém-Pará
14 de novembro de 2012
Projeto
O projeto é uma intenção de criar algo do zero e também um método de solucionar problemas na engenharia civil; Oberg, 1997 afirma “O projeto relativo a qualquer obra de construção, reconstrução, acréscimo e modificação de edifícios constará (..), uma serie de desenhos”. (P. 19)
Nessas series de desenhos que Oberg cita existe uma grande preocupação com a iluminação e ventilação em que todo compartimento deve ter pelo menos uma abertura para fora, essas aberturas devem ter maneiras que possam permitir a renovação do ar. Já nos dormitórios é preciso ter certeza que ocorra sombra e ventilação.
Oberg, 1997 ( pág. 57), também fala sobre a preocupação com as escadas em plantas de dois ou mais pavimentos:
A largura mínima das escadas será de 0,80 m. As escadas de edifícios de mais de dois pavimentos terão a largura de 1,20 m e serão incombustíveis. É considerado material incombustível o concreto armado. A existência de elevador em um edifício não dispensa a construção de escadas. Assim, notamos a importância de ter um projeto, e focar nos detalhes do mesmo na engenharia civil. Aqui foram citadas apenas duas preocupações, mas existem inúmeras, e para uma construção da certo, temos que ter esses e muitos outros cuidados.
Desse modo, na construção de projetos de residenciais, empresariais, ou qualquer outro tipo de edificação é necessário saber as condições naturais do terreno, como por exemplo: ventilação e iluminação, pois assim poderá ser construída uma obra sem cometer nenhum erro.
O estudo do terreno é de extrema importância. A determinação da área de construção serve para ter noções dos tamanhos das dimensões dos cômodos. No caso de uma obra residencial, possuem medidas mínimas de construção (normas ABNT) que devem ser aplicadas com