Criação de jogos com bolas pequenas
Matéria: vidro
Forma: esférica
Função: manuseio
Nome do jogo: A bola da vez
Esse jogo permite mais de dois jogadores, quanto mais pessoas melhor, seja criança, jovens e idosos. Joga um de cada vez, tirando par ou ímpar (no caso de dois jogadores), ou combina-se a ordem entre os jogadores (se for com mais de duas pessoas).
Enumera-se as bolas de gude de 1 a 4 que servirão para contagem de pontos, a 5ª bola será a bola coringa.
Se o jogador deixar cair as bolas numeradas no chão (ou mesa), perderá os pontos que constam em cada bola. EXEMPLO: Se o jogador, na hora do arremesso da bola coringa, deixar cair a bola de número 2, perderá dois pontos. E, se deixar a bola coringa cair, poderá pagar uma prenda (escolhida pelos demais jogadores). Caso aconteçam ambas as hipóteses anteriores, o participante perderá o(s) ponto(s) correspondente(s) da(s) bola(s) e também pagará uma prenda.
Somam-se os pontos perdidos dos jogadores em cada etapa. No final do jogo, quem perder menos pontos será o vencedor.
Como jogar:
1ª etapa
-Colocar as cinco bolas no chão (ou mesa) e pegar a bola coringa, que será jogada para o alto, enquanto pega-se uma das quatro restantes. Esperar a bola coringa que está no alto cair também na mesma mão. Repetir com todas as outras que estão no chão (ou mesa).
2ª etapa
- Jogar a bola coringa para o alto e, agora, pegar de duas em duas as demais;
3ª etapa
- Jogar a bola coringa para o alto e pegar três, de uma só vez;
4ª etapa
- Jogar a bola coringa para o alto e, enquanto ela volta, pegar as quatro de uma só vez, pegando rapidamente também a coringa.
Habilidades trabalhadas nesse jogo:
Agilidade para jogar e pegar as bolas de gude ao mesmo tempo;
Coordenação motora;
Reflexo;
Concentração;
Raciocínio matemático.
Aprendizagem com o jogo:
Aprende-se a ter espírito de competitividade, socialização, ter foco, exercitar o cérebro, além disso, saber ganhar e perder.