Criação de Curió
Criação de Curió para principiantes – Procedimentos básicos e essenciais.
Mês de setembro chegando, início do período reprodutivo dos curiós, mãos a obra amigos, vamos reproduzir filhotes.
Esse artigo destina-se exclusivamente aos criadores amadores de curió, sem conhecimento nenhum sobre criação de curiós, aos marinheiros de primeira viagem, que estão se iniciando neste hobby apaixonante, que possuem um ou mais fêmeas de curió e um ou mais curiós galadores.
Criar curió é uma arte que requer muita dedicação e tempo do criador, não é difícil, mas requer alguns procedimentos que necessariamente tem que ser adotado para alcançar o tão sonhado sucesso.
Criar canários belgas é relativamente fácil, basta deixar um casal em cada gaiola criadeira e esperar as ninhadas, não requer tantos cuidados do criador.
Já a criação de curiós requer inicialmente muita dedicação e tempo disponível do criador, além de que sejam adquiridas fêmeas de curió jovens e saudáveis, dando a elas uma alimentação balanceada, trocar a água todos os dias, de preferência água filtrada ou mineral, verduras uma a duas vezes por semana, tipo couve, almeirão, chicória e milho verde.
Duas vezes por semana durante o período de manutenção e todos os dias durante o período reprodutivo, gema de ovo cozido durante 20 minutos, moído com um garfo ou passado em uma peneira de chá na farinhada industrializada, encontrada a venda em casa que vende produtos para pássaros. A medida é uma colher de farinhada para cada gema de ovo cozido, devendo ser preparada a mistura todos os dias e ser substituído a cada 6 horas. Nunca servir mistura de gema de ovo/farinhada do dia anterior.
As fêmeas de curió devem ficar em um lugar sossegado da casa, ou seja, em um cômodo onde não haja barulho, tipo TV ligada, rádios ou CD Player ligados com som alto, crianças fazendo algazarras ou animais