Criação da Moeda
Antigamente não existe a moeda, o escambo era praticado, que era uma troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor. As mercadorias mais utilazadas para escambos eram os gados, o sal, o pau-brasil e o açúcar.
Surgem, então, no século VII a.C. as pequenas peças de metal com peso e valor denominadas moedas, cada civilização com sua moeda.
1.2 Ouro, Prata e Cobre
Os metais utilizados para a fabricação das moedas eram o ouro e a prata, não só por sua beleza, raridade e imunidade a corrosão, mas também esses metais tinham valores religiosos e misticos. O ouro era a moeda que tinha o maior valor, e prata e cobre tinham um valor mais baixo. No século 19 a moeda passou a circular pelo seu valor de ´´face``.
1.3 Papel Moeda Na idade média, surgiu o costume de se guardar dinheiro com um ouvires, como garantia este entregava um recebi feito de papel e preenchido a mão, depois de um tempo esses recibos começaram a circular de mão em mão como forma de pagamento.
2. Criação da Cobrança de Juros
O conceito de juros surgiu naturalmente quando o Homem percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo. Um dos primeiros indícios de juros apareceu na Babilônia no ano de 2000 a.C que eram pagos em forma de sementes e de outros bens, quando se realizava um empréstimo. Um dos motivos que deixou o Homem mais rico da Babilônia foi o Juros que ele cobrava em cima de seus bens, que por sinal, na época eram altissimos como hoje.
3. Produtos Financeiros
Os produtos financeiros são bens de caráter financeiro, colocados a disposição do público em geral pelas instituições financeiras.
3.1 Empréstimos
Empréstimo é um contrato que o cidadão faz com uma instituição financeira para receber uma quantia em dinheiro que deverá ser devolvida ao banco em prazo determinado, acrescida de juros (compostos) e encargos. Os recursos obtidos no empréstimo não têm destinação específica e podem ser utilizados da maneira que