criatividade
Oque é?
De onde vem?
Dom Divino?
Por que algumas pessoas parecem ser mais criativas do que outras? Será que eu sou um ser criativo?
Desde sempre artistas,poétas,filósofos e pensadores vem buscando conceituar criatividade e acabaram chegando a um emaranhado de citações e a um complexo conjunto de definições.
Segundo a artista plastica e ainda autora do livro Criatividade e Processos de Criação Faiga Ostrower, criatividade é um potencial inerente ao homem, e a realização desse potencial uma de suas necessidades e especifica que a ideia de criar corresponde a um formar, um dar forma a alguma coisa. O impulso elementar e a força vital para criar de acordo com ela provêm de aréas ocultas do ser .
Além dos impulsos do inconsciente, entra nos processos criativos tudo oque o homem sabe, os conhecimentos, as conjecturas, as propostas, as dúvidas, tudo oque ele pensa e imagina. Utilizando seu saber, o homem fica apto a examinar o trabalho e fazer novas opções. Faiga acredita que exercer uma atividade criativa consiste em ser consciente, sensível e cultural.
Ser Consciente.
Para a autora o inconsciente, é parte fundamental para o processo criativo, mas em contra partida ela admite que é priciso aliar oque se conhece, oque se sabe ao que se pensa e ao que se imagina.
O consciente racional nunca se desliga das atividades criadoras; constitui um fator fundamental de elaboração.
Ser Sensível.
Sensibilidade define -se por intuição e a percepção de tudo ao nosso redor, ou seja a maneira de como vemos e sentimos o mundo influencia de maneira extremamente significante na nossa atividade criativa. os aspectos: afetivos, intelectuais, emocionais, conscientes e inconscientes.
Ser Cultural.
Fayga define cultura como "as formas materiais e espirituais com que os indivíduos de um grupo convivem, nas quais atuam e se comunicam e cuja experiência coletiva pode ser