Criatividade
Empregabilidade: Competência Pessoais e Profissionais
Ana Lúcia Jankovic Barduchi
Capítulo 1 - Visão de Mundo
O mundo em que vivemos
Visão de Mundo
Para o filósofo alemão Immanuel Kant, visão de mundo significa a percepção do mundo e das artes por meio dos sentidos.
Cada indivíduo cria sua própria concepção de mundo baeado em sua percepção do cotiadiano e daquilo que mais o afeta. Por essa particulatidade não há como julgá-la como certa ou errada . O que é certo hoje pode ser em errado amanhã e o bom pode tranformá-se em ruim, embora seja bem provável que quanto maior a cultura e o conhecimento do indivíduo, mais abrangente e clara seja sua percepção.
A preocupação com a mudança
A preocupação com os eventos que fazem parte da rotina do ser humano , bem como sua constante evolução , vem sendo o foco de atenção desde os primeiros filósofos da Grécia, como por exemplo Heráclito de Éfeso(c.540-480 a.C) que expressou a seguinte frase: " Tu não podes descer duas vezes no mesmo rio , porque novas águas correm sempre sobre ti". A cada instante o mundo muda, assim como a realidade ao redor.
Uma força que impulsiona as tranformações é o conflito entre os opostos.
Tranformações do homem a partir da revolução tecnológica
Para De Masi(1999) a era industrial é caracterizada , dentre outras coisas , pela especialização das tarefas para a produção em massa e foi ultrapassada pela era pós-industrial , cujas necessidades estão mais focadas na convivência , na estética , na competição , e na autorealização. Uma vez que as máquinas podem fazer o trabalho "braçal" , foram atribuidos aos homens novos papéis : o da criação , e não de repetição de tarefas , o de iniciativa , e não de passividade , o de flexibilidade , e não de rigidez , e o de ética na convivência.
Um novo tipo de ser humano emerge: um ser precisa ser versátil e rápido o suficiente para gerenciar o volume de transformações a que está exposto para gerenciar e buscar soluções para os