Criatividade 2
A criatividade é uma parte do processo criativo, que é o caminho da nossa mente quando queremos gerar uma idéia ou resolver alguma coisa. Segundo a pesquisadora Dra Ruth Noller a criatividade é uma função do produto do nosso conhecimento, imaginação e capacidade de avaliação, todos submetidos a um posicionamento atitudinal positivo.
O processo criativo pode ser dividido em cinco estágios:
1- Preparação.
2- Frustração.
3- Incubação.
4- Iluminação.
5- Implementação.
A criatividade, portanto, é uma etapa do processo criativo, e acontece no estágio que chamamos "iluminação" ou "aha!". É justamente nesse momento que percebemos que resolvemos alguma questão ou geramos alguma nova idéia.
Quando utilizamos as técnicas ou ferramentas do processo criativo poderemos constatar que existem outras alternativas, opções ou visões, antes de chegarmos a decisão definitiva do que desejamos.
Na verdade, age como se fosse um mapa da estrada, para ajudar as pessoas a se transportarem em direção aos seus desejos, sonhos e objetivos; permitindo que tenham a chance de aproveitar as oportunidades que se apresentam nos negócios, na sua profissão ou nas suas vidas pessoais.
O processo criativo é uma habilidade fantástica da mente humana, pelo fato de traduzir as percepções e os entendimentos que estão escondidos no fundo do nosso inconsciente e levá-los para a arte, para a ciência, para a medicina, para a engenharia, para as escolas, universidades, empresas, pessoas e até para o dia a dia de todos nós.
Todos nós já nascemos criativos; todavia, segundo Howard Gardner (1999) somos criativos em algumas habilidades específicas, o que varia, portanto, de pessoa a pessoa. À medida que somos educados vamos condicionando os nossos pensamentos dentro de padrões bem estabelecidos pela sociedade na qual vivemos. Existem testes comprovados (Jordan Ayan, 1997) que provam que quando temos a idade de até cinco anos possuímos 90% da nossa originalidade e vamos perdendo-a à medida