O Agile
Disciplina: Marketing Internacional - Professor: Josmar Andrade
Aluno: André Everson Alves
Caso para discussão: - Agile
Podemos dizer que os principais aspectos do marketing internacional que estão envolvidos no lançamento do Agile são: o projeto e a fabricação feito pelo Brasil e Argentina para exportação para países emergentes, a escolha do nome Agile um nome fácil para ser conhecido em todos os países que serão vendidos, a categoria que abrange mais de uma versão de carros (com traços esportivos, crossover e SUV) e a um destaque para a Pesquisa e Desenvolvimento que já se tornou um dos grandes centros de referência de design.
O Agile segue o mesmo conceito do Volkswagen Fox: um hatch pequeno com algumas características de minivan, como espaço generoso, ênfase na praticidade e posição de dirigir elevada.
De perfil, o Agile lembra o Corsa europeu. As diferenças de estilo apontam, todas, para a redução de custos: faróis mais simples, curvas na carroceria menos rebuscadas, molduras mais largas e menor área envidraçada. Em vez de ter pára-brisa amplo e que termine junto ao teto, como no Corsa europeu ou no carro-conceito GPix, o Agile tem uma testa de chapa, visível para quem olha de frente.
Na dianteira, a grade em trapézio atravessada por uma faixa horizontal vieram do sedã Malibu, que será importado dos Estados Unidos, enquanto o entalhe do pára-choque e o recorte irregular do farol vieram do Captiva. O desenho da linha de janelas remete ao Corsa europeu e as maçanetas lembram o Opel Agila
Na grade de modelos da GM, o Agile deve se encaixar na faixa que pertencia à versão 1.8 do Corsa, de R$ 33.000 a R$ 43.000 , acima do Corsa 1.4 e abaixo dos Astra 2.0 e Meriva 1.4. A tal agilidade sugerida pelo nome ficará a cargo do motor 1.4 Econo.flex, o mesmo que já movimenta Prisma e Corsa. Não se surpreenda se tivermos também, já na estréia, uma nova fase do motor 1.8 Família I, retrabalhado para render 125 cv.