Crianças invisíveis
catarina maria de castro
CRIANÇAS INVISÍVEIS:
Desigualdades sociais e as questões sociais
Rio Verde
2012
catarina maria de castro
CRIANÇAS INVISÍVEIS:
Desigualdades sociais e as questões sociais
Trabalho apresentado a disciplina Trabalho Interdisciplinar Individual da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof. Maria Ângela Santini, Paulo Aragão, Giani Albiazzetti, e Sergio de Goes Barboza
Rio Verde
2012
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi feito a partir da análise do Vídeo "Crianças invisíveis Bilú e João", e tem como objetivo fazer uma reflexão crítica da sociedade capitalista, mostrando as desigualdades sociais e as expressões da questão social. Assistindo ao vídeo pode se fazer uma crítica ao nosso País, podendo perceber que é uma realidade mundial. A diferença com que é tratada a infância e a pobreza em geral. Nas pesquisas bibliográficas que foram feitas mostra-se que cuidar da infância e da juventude é uma missão de todos e principalmente do Assistente Social juntamente com órgãos públicos.
Além do vídeo, foram buscadas informações em escolas, Conselho Tutelar e PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), para contribuir nas discussões sobre o assunto e formar um texto que retrate o contexto social das crianças no Brasil.
DESENVOLVIMENTO
Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.
Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina. (SOUZA, 2001, p. 39).
O Vídeo Crianças Invisíveis, mostra a situação que vivem as crianças hoje, a história retrata a dura