Crianças abandonadas no brasil
ADRIANA DAS NEVES ALEXANDRIA LIMA
CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?
Piripiri
2012
ADRIANA DAS NEVES ALEXANDRIA LIMA
CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social às disciplina: Psicologia Social, Sociologia, Filosofia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II.
Profº. Lisnéia Rampazzo, Sergio de Goes Barboza, Adarly Rosana, Márcia
Bastos.
Piripiri
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O abandono de crianças no Brasil existe desde o século xvii pois muitas mães e famílias não tinham condições de criar seus filhos e acabam abandonando os nas ruas. O principal fator do abandono sempre foi a miséria.
Entretanto, existiam outros fatores que levavam uma mãe abandonar seus filhos no século xviii e o principal deles ocorria pelo fato de a mulher engravidar quando ainda era solteira. Na maioria das vezes essas mulheres ganhavam a criança , e continuavam solteiras. A sociedade brasileira do século xviii não aceitava que mulheres solteiras tivessem e criassem seus filhos, pois era uma sociedade na qual os valores morais éticos acabavam prevalecendo conseqüentemente, as mães solteiras sofriam um processo de discriminação e preconceito.
Atualmente nossa sociedade ainda sofre heranças desse passado: milhares de mães solteiras geralmente continuam sofrendo discriminação e abandono seus filhos, tanto por esse processo discriminatório quanto pela miséria e falta de condições econômicas para criá-los com o advento das industrias no século xx milhares de famílias brasileiras acabaram saindo do campo (meio rural) para as cidades o chamado êxodo rural em busca de melhorar suas condições de vida (economia e social).
2